CONHEÇAM A GUARDA CIVIL DE ITAPEVI

quarta-feira, 9 de dezembro de 20090 comentários

HISTÓRICO

Em 5 setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Municipal de Itapevi (GMI) foi criada amparada pela Constituição Federal de 1988. Tendo como objetivo a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal, atuando ainda como força auxiliar aos órgãos de Segurança Pública Estadual e Federal.

A GMI é uma corporação uniformizada e organizada, pautada sempre pela hierarquia e disciplina tendo como meta o atendimento de excelência aos munícipes de Itapevi.

ESTRUTURA ATUAL

  • 206 Guardas Municipais;
  • 20 viaturas (carro);
  • 12 viaturas (moto);
  • Canil GMI 05 integrantes e 05 cães
  • Guarda ambiental 05 integrantes
  • Base Comunitárias 02 sendo 01 Engenheiro Cardoso e outra Amador Bueno
  • Central de Videomonitoramento 20 integrantes e 25 câmeras na área central

Tudo isso fez que a GMI fosse reconhecida nos limites do município como a principal AMIGA, da população Itapeviense (“CUIDANDO DO MAIOR PATRIMÔNIO VOCÊ”)



QUARTEL DA GUARDA CIVIL DE ITAPEVI





CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO

Monitorando, por meio de 25 câmeras de alta tecnologia, as principais ruas das cidades, a central de videomonitoramento da Guarda Municipal tem contribuído para a redução de crimes como roubos e furtos, alem de agilizar o trabalho desempenhado pela corporação

A unidade é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, por meio do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), e contou com um investimento na ordem de R$ 868.520,05. A Central dispõe de uma sala de monitoramento com televisores digitais de 42 polegadas, computadores e radiocomunicadores, uma sala de reunião com videoconferência e uma sala de situação – onde as denúncias da população serão coletadas e repassadas às patrulhas atuantes nas ruas. Guardas Municipais, agentes do Demutran e da Defesa Civil operam os equipamentos.





CANIL

A equipe foi criada em janeiro de 2009, conta com seis profissionais e seis cães de das raças pastor alemão e rottweiler a sede localizada nas dependências da Guarda Municipal conta com alojamento, administração e sala de instrução, além de espaço para abrigo e adestramento dos cães.

O destacamento é utilizado em eventos esportivos, nos campos de futebol da cidade, bem como na patrulha de ruas e apoio em situações de emergência. O adestramento de cães e o treinamento dos guardas foram realizados com apoio da equipe do Canil da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba.





BASES COMUNITÁRIAS - AMADOR BUENO E VILA DR. CARDOSO


Em dezembro de 2007, a Prefeitura de Itapevi entregou à população, duas bases comunitárias. A primeira está instalada no bairro Amador Bueno (Praça Paulo França) e a segunda no bairro Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha).

Ambos os prédios são dotados de uma sala térrea para atendimento ao público, composta de telefone e rádio para contato com a sede de GM, além de um refeitório e sanitário no piso superior. O prédio possui ainda janelas com vidros blindados, para a proteção dos guardas que estiverem a serviço nas unidades e têm a disposição cinco guardas e uma viatura, que atende a demanda dos bairros próximos a ela.

A inauguração da base comunitária trouxe inúmeros benefícios à população do bairro. Para os comerciantes, por exemplo, representa mais segurança e tranquilidade. Para as mulheres, a garantia de que seus filhos circularão em um local mais seguro.





FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A formação dos Guardas Municipais sempre foi uma preocupação que em 2008 foi solucionada com a criação do Centro de Formação e Capacitação Profissional da GMI. As Instalações dispõe de 02 salas de aulas, 01 auditório, 01 sala de condicionamento físico e 01 sala para Defesa Pessoal.

Outras cidades já solicitaram o novo espaço para a formação de seus Guardas tais como: Embu Guaçu, Araçariguama, Jandira (capacitação), Itapecerica da Serra (capacitação).

O Centro de Formação e Capacitação conta com um corpo docente da própria Guarda de Itapevi que aprimora constantemente seu conhecimento através de cursos internos custeados pelo Governo Federal.


GUARDA MUNICIPAL ESCOLAR

Em 24 Janeiro de 2002, sobe a Lei complementar nº 08 foi criada a Guarda Municipal Escolar, iniciando suas atividades com 84 integrantes, tendo como principal missão proteger nossas escolas, funcionários e alunos deixando-os livres do aliciamento das drogas e realizando travessias em vias de acesso rápido evitando acidentes com nossas crianças.




Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do Site Amigos da Guarda Civil, a responsabilidade é do autor da mensagem.

"O SITE NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATÉRIAS E ARTIGOS ASSINADOS POR SEUS COLABORADORES"


Postagens populares

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. AMIGOS DA GUARDA CIVIL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger