Guarda Municipal de Araras mandou 76 criminosos para prisão em 2009

domingo, 10 de janeiro de 20100 comentários


A Guarda Municipal em apoio à força de segurança – polícias Civil – intensificou os trabalhos no ano passado em Araras e tirou 76 criminosos das ruas.

Os números fazem parte da estatística divulgada esta semana pela corporação. De acordo com o levantamento, no ano passado, também foram detidos 73 menores infratores. “A maioria deles envolvidos com o tráfico de entorpecente”, relatou o chefe do Centro de Controle, gm Almir Rogério dos Santos.

O levantamento mostra ainda que a Guarda Municipal atendeu 2.322 ocorrências em 2009, uma média de seis ocorrências por dia, que incluem desde a prisão de homicidas, assaltantes e traficantes, até o auxílio a outros órgãos, como Conselho Tutelar e setor de fiscalização da Prefeitura.

O apoio no combate ao tráfico de entorpecentes foi uma das prioridades da GM em 2009. Durante os 12 meses, foram presos apreendidas, 780 pedras de crack, 106 trouxas de maconha e 245 papelotes de cocaína.

A principal ocorrência de 2009 foi a prisão dos quatro acusados de participar do assassinato de I.G.P., de 16 anos, e Caio Bianchini, de 19 anos, na avenida Ângelo Franzini (antiga avenida Limeira), no dia 19 de julho. André Luiz Costa, 33 anos, conhecido como Capeta, Priscilla Bezerra Rodrigues, 19, João Carlos Oliveira Lima, 20, e Maria Fernanda Motta, 19 anos, foram detidos em uma estrada do Bairro Rural Bom Jesus do Iguape, mais conhecido como Cascata, logo após o assassinato dos dois jovens.

A GM em uma ação conjunta com a Polícia Militar também prendeu em maio deste ano, quatro assaltantes envolvidos em um roubo com reféns em uma residência no Jardim Cândida. Todos os objetos roubados da residência foram localizados em uma casa abandonada na zona rural próximo ao Sítio Salomé. Dos quatro presos, três eram menores e o adulto era fugitivo de uma penitenciária.

Outras ocorrências de destaque

Outra ocorrência de destaque da Guarda Municipal aconteceu no dia 17 de março. guardas municipais prenderam um homem que tentou matar a golpes de faca o aposentado G.C., de 82 anos. O fato aconteceu na residência da vítima na Rua Joaquim Martins Pereira no Jardim Cândida.O aposentado estava na cozinha, quando foi surpreendido por E.F.S. de 22 anos, que armado com uma faca, atacou a vítima pelas costas desferindo dois golpes no pescoço, um no tórax e ainda tentou cortar a língua do aposentado. Segundo o apurado pela guarda, o autor do crime foi inquilino da vítima e ambos estavam se desentendendo há algum tempo.

Guardas municipais também prenderam no dia 25 de fevereiro um homem de 54 anos que violentou sua enteada de 18 anos. Uma denúncia anônima possibilitou a prisão efetuada em uma casa no Jardim Europa. Imediatamente o suspeito foi detido e levado para a Delegacia de Defesa da Mulher, onde foi autuado em flagrante por estupro, depois de comprovada a violência sexual através de exame realizado na vítima.

"O importante é que a Guarda Municipal está trabalhando e ajudando as forças de segurança do município a trazer mais tranqüilidade para nossa população”, enfatiza Almir.

GM no Plano Integrado de Segurança

O prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla elogiou o trabalho que a Guarda Municipal vem realizando em Araras e destaca que pretende investir ainda mais na segurança do município.

Segundo o prefeito, a GM terá um papel muito importante no Plano Integrado de Segurança, em fase de implantação no município. “A atuação dos guardas deverá ser um espelho e servir de exemplo para o bom andamento do nosso Plano de Segurança”, enfatizou o prefeito.

Dr. Brambilla informou ainda que a administração aguarda a entrega de dez viaturas, e pretende aumentar o efetivo da corporação. “Queremos transformar Araras em uma cidade modelo no país na questão de segurança. Mas, sabemos que a bandeira da paz que vamos erguer também depende de investimentos em outras áreas, como na educação e promoção social. E é isso que vamos fazer em nosso município”, completa.
A população que precisar do auxílio da Guarda Municipal pode entrar em contato pelos telefones 153 ou 3541-1532. No caso de denúncias, não é exigida a identificação.

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do Site Amigos da Guarda Civil, a responsabilidade é do autor da mensagem.

"O SITE NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATÉRIAS E ARTIGOS ASSINADOS POR SEUS COLABORADORES"


Postagens populares

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. AMIGOS DA GUARDA CIVIL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger